Golfe

13 Golfistas Portugueses Fazem Parte dos Melhores do Portugal Pro Golf Tour

São 13 os golfistas portugueses que fazem parte do grupo de 54 jogadores que, em março, vão disputar o campeonato do Portugal Pro Golf Tour em Troia. A competição é conhecida como o PPGT Tour Championship.

O atual campeão nacional, Tomás Silva, está integrado no grupo, assim como os ex-campeões Hugo Santos e Tiago Cruz. O trio será acompanhado por golfistas portugueses que atuam em diversos circuitos prestigiados.

Entre os nomes encontram-se João Carlota, Tomás Bessa, Tiago Rodrigues, Francisco Oliveira e João Ramos. Este último é, na verdade, o melhor jogador português no Portugal Pro Golf Tour, uma vez que terminou a temporada de 2018/2019 ocupando a terceira posição da tabela.

Estamos a falar de um dos torneios de golfe mais importantes a nível internacional. Os 54 talentos são originários de sete nações europeias, Portugal, Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de Gales, Países Baixos e Suécia.

Os participantes vão defrontar-se com o objetivo de alcançar o cobiçado prémio de 20 mil euros. Geralmente, a quantia monetária oferecida ao vencedor das competições do circuito é de 10 mil euros.

golfer 1960998 1280 1024x682 - 13 Golfistas Portugueses Fazem Parte dos Melhores do Portugal Pro Golf Tour

Entre novembro de 2018 e março de 2019 foram realizados 21 torneios do circuito em Portugal, a maioria deles no Algarve. Troia vai, sem dúvida, apresentar desafios entusiasmantes aos jogadores naquela que é a fase concludente da tour. O fabuloso Troia Golf Resort é o local perfeito para os momentos decisivos.

O melhor prémio do PPGT Tour Championship é composto por cinco convites para eventos do campeonato Challenge Tour, o segundo mais importante na Europa.

Este prémio será atribuído ao golfista que obtiver a melhor classificação no Tour Championship, não querendo isso necessariamente dizer que os convites cairão nas mãos do vencedor da prova. De facto, é obrigatório que o jogador tenha chegado à derradeira fase entre os 50 primeiros lugares da tabela do PPGT.

Olhando para o grupo dos 13 portugueses, podemos concluir pelas estatísticas que uns jogadores apresentam probabilidades mais altas de vencer do que outros. Mas, como em qualquer desporto, as surpresas não são assim tão raras. E isso é particularmente verdade no que toca ao golfe.

Ao longo dos torneiros da época, nove dos 13 golfistas atingiram classificações dentro do top 10. São eles Hugo Santos, com seis; João Ramos e Tomás Melo Gouveia, com cinco; Tomás Bessa, com quatro; João Carlota, Miguel Gaspar, Tiago Cruz e Tomás Silva, com três; e, finalmente, Vítor Lopes com duas.

Todavia, se restringirmos a seleção aos lusitanos que venceram torneios do Portugal Pro Golf Tour em 2018 ou 2019 ficamos com dois destaques para a conquista final: Tomás Bessa e Miguel Gaspar.