Futebol

O que Esperar dos Principais Encontros do Calendário da Seleção Portuguesa em 2019

Já são sabidas as datas e as paragens no calendário da seleção portuguesa de futebol para 2019. A adrenalina e a emoção estão garantidas, uma vez que este é o ano em que se realiza o apuramento para o Campeonato Europeu de 2020.

Como se não bastasse, em junho, a seleção nacional e os adeptos vão poder viver uma nova aventura graças à recentemente implementada Liga das Nações.

O primeiro semestre

imgaem artigo OqueEsperardosPrincipaisEncontrosdoCalendáriodaSelecaoPortuguesaem Oprimeirosemestre - O que Esperar dos Principais Encontros do Calendário da Seleção Portuguesa em 2019

Durante o primeiro semestre de 2019, Portugal defrontará quatro equipas nacionais. Curiosamente, todas as partidas serão disputadas em território luso. A primeira chega em março e representa o começo do caminho rumo ao Europeu de futebol do próximo ano.

O plantel português é o cabeça do grupo B para o apuramento. E será logo nas duas primeiras jornadas que Portugal fará frente aos principais adversários do conjunto, as seleções ucraniana e sérvia.

A Ucrânia tem manifestado recentemente uma conjuntura futebolística em novo reflorescimento, após os resultados do país terem sido, durante algum tempo, negativamente afetados pelo quadro político vivido no território.

Ainda assim, clubes como o Shakhtar Donetks têm produzido performances bastante satisfatórias. E são já catorze os elementos da equipa, ou que por ela passaram, a serem convocados para a formação ucraniana de 2019.

Quanto à Sérvia, as palavras de ordem são combate e emoção. A seleção nacional joga de uma forma verdadeiramente zelosa e apaixonada.

Embora o plantel sérvio não tenha, ao longo dos anos, chegado aos patamares que desejaria, o facto é que o conjunto de jogadores de que dispõe está equipado de capacidades impressionantes. Mesmo que o resultado final seja a derrota, o grupo garante, vez após vez, que a vitória da equipa adversária seja suada.

Na Liga das Nações, a Sérvia começou na Divisão C. Porém, foi sendo promovida, nomeadamente pelas performances de jovens talentos como Aleksander Mitrovic e Andrija Zivkovic, uma dupla poderosa de finalizações e assistências.

Liga das Nações

imagem artigo OqueEsperardosPrincipaisEncontrosdoCalendáriodaSelecaoPortuguesaem LigadasNacoes - O que Esperar dos Principais Encontros do Calendário da Seleção Portuguesa em 2019

A 5 de junho, o Estádio do Dragão recebe o jogo de abertura de uma grande competição internacional, a Final Four da Liga das Nações.

As memórias de duelos entre seleções não são as melhores na cidade invicta. Em 2004, foi no Estádio do Dragão que a Grécia inaugurou a sua dupla de vitórias sobre Portugal no Europeu por 2-1, tendo sido a segunda delas a final do campeonato.

Em 2019, a seleção portuguesa terá a oportunidade de iniciar um novo ciclo de conquistas históricas no Porto quando defrontar a Suíça em junho. A seleção suíça não é particularmente fácil de combater.

Mas Portugal entrará em campo como o inegável favorito, uma vez que chegou a esta fase da competição com 100% de aproveitamento. Será que a seleção nacional vai assegurar a sua presença na final da Liga das Nações, decidida a 9 de junho, também no Dragão?

O roteiro da seleção portuguesa para 2019 tem várias paragens importantes para acompanhar. Temos confiança de que Portugal conseguirá preencher o calendário com vitórias e momentos surpreendentes, para assim continuar a reforçar o seu estatuto privilegiado no futebol mundial.